SE INSCREVE NO NOSSO CANAL:

PUBLICIDADE rp

publi

Igreja Universal é investigada por tráfico de crianças

Após a emissora de televisão portuguesa TVI realizar uma série de reportagens em que associa a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) a uma suposta rede adoção ilegal de crianças no país, o Ministério Público de Portugal resolveu abrir um inquérito para investigar o caso. A série se chama O Segredo dos Deuses e começou a ser veiculada nesta segunda-feira (11). Em seu conteúdo, a reportagem afirma que os “netos” do bispo Edir Macedo teriam sido roubados quando crianças e encaminhados a um orfanato ilegal da igreja. A emissora afirma ainda que, na década de 90, a IURD teria um lar de adoção, chamado Lar Universal. No local, famílias pobres deixariam crianças sem que a Justiça do país tivesse conhecimento. Essas crianças, então, seriam levadas para fora de Portugal e registradas como filhos biológicos de pastores ou bispos da instituição.
Em resposta, a Igreja Universal afirmou que o conteúdo da série de reportagens é “baseada no relato e colaboração de Alfredo Paulo Filho”, que teria deixado a instituição em 2013 “motivada pelas suas condutas impróprias, que tornaram insustentável à sua permanência na Igreja Universal do Reino de Deus”. Segundo a Universal, Alfredo Paulo Filho já foi condenado no Brasil “por danos morais causados por sua campanha difamatória” contra a IURD e “pretende agora centrar a sua campanha difamatória em Portugal”.
Sobre as adoções, a instituição afirma que “ocorreram em Portugal e foram decretadas pelo Tribunal de Família e Menores de Lisboa”. Diz ainda que “alguns dos agora adultos que foram então adotados já nos contataram e gravarão um depoimento que esclarecerá se foram ou não raptados, e em que condições se encontram”.
Em vídeo, os netos adotivos do bispo Edir Macedo, Louis Carlos de Andrade e Vera de Andrade, também se pronunciaram sobre o assunto.


Veja a nota da IURD sobre as reportagens:
Nos últimos dias, a Igreja Universal do Reino de Deus teve conhecimento de que a TVI pretende promover uma campanha difamatória, mentirosa e que não podemos tolerar.
Toda a matéria que a TVI pretende veicular é baseada no relato e colaboração de Alfredo Paulo Filho.
O referido cidadão deixou de colaborar com a Universal no final do ano de 2013, por acordo voluntário das partes.
A sua saída foi motivada pelas suas condutas impróprias, que tornaram insustentável à sua permanência na Igreja Universal do Reino de Deus, não havendo quaisquer condições para que ele prosseguisse com a sua missão espiritual. Ressalvamos que os bispos e pastores têm de manter um comportamento moral irrepreensível, o que não foi o caso de Alfredo Paulo Filho, que assumiu, ele próprio, ter falhado em seus compromissos, nomeadamente com a sua família, com os fiéis e com a Igreja.
Nos termos do acordo de saída assinado, as partes estariam obrigadas a abster-se de quaisquer comentários, uma sobre a outra, quer sobre a relação que mantiveram no passado, quer sobre qualquer outro assunto presente ou futuro.
Acontece que Alfredo Filho tem, sistematicamente, descumprido com a sua obrigação de sigilo, o que já motivou a instauração de várias ações, de natureza cível e penal, no Brasil.
Inclusive, Alfredo Paulo Filho já foi condenado pelos tribunais brasileiros a indenizar a Universal no valor de R$ 1,7 milhão (um milhão e setecentos mil reais) por danos morais causados por sua campanha difamatória, também tendo sido ordenada a apreensão do seu passaporte pela Polícia Federal brasileira. Atualmente, se Alfredo Paulo Filho regressar ao Brasil, será imediatamente detido.

Ainda assim, e num total desrespeito pelas autoridades judiciais e pela Igreja Universal do Reino de Deus, Alfredo Paulo Filho pretende agora centrar a sua campanha difamatória em Portugal.

Alfredo Filho tem promovido uma campanha altamente caluniosa e falsa, fazendo tábua rasa do acordo que havia assinado, quer relativo à Universal, quer relativo aos seus bispos, pastores e colaboradores, questionando toda a comunidade da Igreja Universal.

Descontente com a recusa da Universal em lhe pagar qualquer quantia, para a qual não existe sequer fundamento, Alfredo Filho resolveu prosseguir essa campanha ofensiva e atentatória à credibilidade e prestígio da instituição nas redes sociais e, mais recentemente, também na televisão.
Essa conduta não poderá passar impune e será devidamente julgada no foro próprio, pelos órgãos judiciais competentes, nos quais Alfredo Paulo Filho será certamente, e uma vez mais, condenado.
O escritório central da Universal já foi contatado e os seus membros, em Portugal e fora do país europeu, apresentarão inúmeras ações contra a TVI em Portugal e no exterior.
As adoções de que temos conhecimento ocorreram em Portugal e foram decretadas pelo Tribunal de Família e Menores de Lisboa (capital portuguesa). Aliás, a matéria que será veiculada fala em adoções ilegais decididas pelos tribunais, o que é um evidente contrassenso.

As crianças foram encaminhadas pela Segurança Social e pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para um Lar – que evidentemente à época não era ilegal –, e vários pais adotivos se candidataram a adotá-las. Contam-se pelos dedos de uma mão as crianças que foram adotadas por essa via – com decisão judicial, sublinhe-se – por casais ligados à Universal.
Alguns dos agora adultos que foram então adotados já nos contataram e gravarão um depoimento que esclarecerá se foram ou não raptados, e em que condições se encontram.
A própria TVI já nos confirmou que não consultou o processo judicial em que três crianças foram adotadas, o que diz muito de até onde quis ir a investigação.
Os culpados por essa campanha irão ser chamados à Justiça, onde o assunto será tratado.

Lisboa, 11 de dezembro de 2017.
Igreja Universal do Reino de Deus.

FONTE PLENO NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Famosos e tv agradece o carinho, fique ligado em nosso site- somos grato a você leitor.

PUBLICIDADE

KEEPER

KEEPER PUBLI